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Gretsch

A Série Chet Atkins


6120 - Gretsch Chet Atkins Hollow Body - 1955

Este mês vou detalhar um pouco mais a série Chet Atkins , ou seja , como surgiram , quais são os modelos que realmente fazem parte da linha e suas principais características, já que normalmente recebo muitas perguntas e dúvidas a respeito.


No final dos anos 40, a Gretsch já era uma conhecida e bem sucedida fábrica de guitarras acústicas para jazz, sendo que Django Reinhardt e Harry Volpe estavam entre os que usavam a marca.
Com a crescente competição entre as fabricas e seus modelos de guitarras elétricas no começo dos anos 50 , as companhias começaram a tentar associar seus modelos à nomes famosos , como a Gibson fez por exemplo com Les Paul e a Gretsch fazia com Jimmy Webster.


6121 - Gretsch Chet Atkins Solid Body - 1956


Na verdade , além de usar , Webster trabalhava para a Grestch e assim buscava oferecer a marca para outros guitarristas de sucesso. E foi o que ele fez , convidando o então jovem e em ascenção guitarrista country Chet Atkins a utilizar modelos Gretsch.Na época Chet usava uma guitarra D´Angelico e recusou o convite dizendo que não gostava das Gretsch. Webster como bom funcionário , não quis perder terreno, apostou no nome de Chet para o futuro e propôs : "OK . Vamos projetar uma do jeito que você quiser!" . Atkins aceitou a idéia-desafio e assim, em 1955 nascia não só uma guitarra acustica , mas a mais importante família de guitarras que a Gretsch já produziu.Vamos ver como.
No inicio dos anos 50 a maioria dos guitarristas ´procurava uma maneira de aumentar o sustain. Com Chet não era diferente, e a primeira coisa que ele pediu foi , de um lado, uma ponte de metal com ajuste de altura mas sem ajuste individual ( como na Melita, que a Gretsch usava desde 53), e do outro o Traste Zero , um traste colocado logo depois do rastilho (nut) .Também pediu um tremolo como acessório padrão.


6122 - Gretsch Chet Atkins Country Gentleman - 1958


A Gretsch por seu lado incorporou o acabamento laranja ( oficialmente chamado de Amber Red mas popularmente conhecido como orange finish) e os desenhos tipo western ( cabeça de touro , cactus , e o G marcado a ferro).
Quando o primeiro protótipo ficou pronto, parecia uma Streamliner customizada e com mais detalhes, e por não ter nome nem numero ainda, foi chamado de Streamliner Special. Com a guitarra aprovada por Chet , a única mudança que ocorreu foi a colocação de um friso também no headstock. O modelo foi oficialmente lançado no catalogo de 1955 com o numero de 6120 e o nome " The Chet Atkins Hollow Body Guitar" .
Aproveitando-se o momento, lançou-se também o " Chet Atkins Solid Body Guitar" ( 6121) , que nada mais era que uma Round up com Bigsby. Todos os modelos Atkins tinham escala de 24 ½ polegadas , o que era 1 polegada a menos que o padrão utilizado até então nos modelos acústicos. Em 1958 , a família aumentou com o lançamento da Country Gentleman ( 6122) de 17" e da Tennessean ( 6119) de um captador e 16" . Atkins continuou tendo uma participação importante no desenvolvimento da linha , como os f-holes simulados (pintados) , e um novo padrão de armação interna( bracing pattern) para melhorar ainda mais o sustain.


Chet Atkins colocou na capa de um de seus Lp´s o novo modelo que levava seu nome

Os modelos Chet Atkins rapidamente se tornaram a espinha dorsal da companhia, atingindo enorme sucesso.
Dois outros modelos acústicos ( Super Chet e Deluxe Chet) e dois outros sólidos ( Atkins Axe e Atkins Super Axe) foram incorporados à familia nos anos 70, mas sem o mesmo sucesso e apelo dos anteriores.


6120 - Gretsch Chet Atkins Hollow Body - 1958

 

 

 

 


Mesmo após a dissolução do acordo de cooperação nos anos 80 , a Gretsch continuou usando o nome de Chet em seus modelos. Espero que tenha ficado claro então , a origem e desenvolvimento desses modelos. Desde seu lançamento e até hoje , os modelos da série Chet Atkins dos anos 50 e 60 , estão entre os mais procurados e valorizados de todo o mercado vintage. São realmente instrumentos de características únicas em todos os aspectos , com um som inigualável e um apelo visual marcante. Instrumentos únicos.

Um abraço e até a próxima ,

Fernando Fioravanti

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