Gretsch
A
Série Chet Atkins
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6120
- Gretsch Chet Atkins Hollow Body - 1955
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Este
mês vou detalhar um pouco mais a série Chet Atkins
, ou seja , como surgiram , quais são os modelos que realmente
fazem parte da linha e suas principais características,
já que normalmente recebo muitas perguntas e dúvidas
a respeito.
No final dos anos 40, a Gretsch já era uma conhecida e
bem sucedida fábrica de guitarras acústicas para
jazz, sendo que Django Reinhardt e Harry Volpe estavam entre os
que usavam a marca.
Com a crescente competição entre as fabricas e seus
modelos de guitarras elétricas no começo dos anos
50 , as companhias começaram a tentar associar seus modelos
à nomes famosos , como a Gibson fez por exemplo com Les
Paul e a Gretsch fazia com Jimmy Webster.
6121
- Gretsch Chet Atkins Solid Body - 1956
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Na verdade , além de usar , Webster trabalhava para a Grestch
e assim buscava oferecer a marca para outros guitarristas de sucesso.
E foi o que ele fez , convidando o então jovem e em ascenção
guitarrista country Chet Atkins a utilizar modelos Gretsch.Na
época Chet usava uma guitarra D´Angelico e recusou
o convite dizendo que não gostava das Gretsch. Webster
como bom funcionário , não quis perder terreno,
apostou no nome de Chet para o futuro e propôs : "OK
. Vamos projetar uma do jeito que você quiser!" . Atkins
aceitou a idéia-desafio e assim, em 1955 nascia não
só uma guitarra acustica , mas a mais importante família
de guitarras que a Gretsch já produziu.Vamos ver como.
No inicio dos anos 50 a maioria dos guitarristas ´procurava
uma maneira de aumentar o sustain. Com Chet não era diferente,
e a primeira coisa que ele pediu foi , de um lado, uma ponte de
metal com ajuste de altura mas sem ajuste individual ( como na
Melita, que a Gretsch usava desde 53), e do outro o Traste Zero
, um traste colocado logo depois do rastilho (nut) .Também
pediu um tremolo como acessório padrão.
6122
- Gretsch Chet Atkins Country Gentleman - 1958
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A Gretsch por seu lado incorporou o acabamento laranja ( oficialmente
chamado de Amber Red mas popularmente conhecido como orange finish)
e os desenhos tipo western ( cabeça de touro , cactus ,
e o G marcado a ferro).
Quando o primeiro protótipo ficou pronto, parecia uma Streamliner
customizada e com mais detalhes, e por não ter nome nem
numero ainda, foi chamado de Streamliner Special. Com a guitarra
aprovada por Chet , a única mudança que ocorreu
foi a colocação de um friso também no headstock.
O modelo foi oficialmente lançado no catalogo de 1955 com
o numero de 6120 e o nome " The Chet Atkins Hollow Body Guitar"
.
Aproveitando-se o momento, lançou-se também o "
Chet Atkins Solid Body Guitar" ( 6121) , que nada mais era
que uma Round up com Bigsby. Todos os modelos Atkins tinham escala
de 24 ½ polegadas , o que era 1 polegada a menos que o
padrão utilizado até então nos modelos acústicos.
Em 1958 , a família aumentou com o lançamento da
Country Gentleman ( 6122) de 17"
e da Tennessean ( 6119) de um captador
e 16" . Atkins continuou tendo uma participação
importante no desenvolvimento da linha , como os f-holes simulados
(pintados) , e um novo padrão de armação
interna( bracing pattern) para melhorar ainda mais o sustain.
Chet
Atkins colocou
na capa de um de seus Lp´s o novo modelo que
levava seu nome
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Os
modelos Chet Atkins rapidamente se tornaram a espinha dorsal da
companhia, atingindo enorme sucesso.
Dois outros modelos acústicos ( Super Chet e Deluxe Chet)
e dois outros sólidos ( Atkins Axe e Atkins Super Axe)
foram incorporados à familia nos anos 70, mas sem o mesmo
sucesso e apelo dos anteriores.
6120
- Gretsch Chet Atkins Hollow Body - 1958
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Mesmo após a dissolução do acordo de cooperação
nos anos 80 , a Gretsch continuou usando o nome de Chet em seus
modelos. Espero que tenha ficado claro então , a origem
e desenvolvimento desses modelos. Desde seu lançamento
e até hoje , os modelos da série Chet Atkins dos
anos 50 e 60 , estão entre os mais procurados e valorizados
de todo o mercado vintage. São realmente instrumentos de
características únicas em todos os aspectos , com
um som inigualável e um apelo visual marcante. Instrumentos
únicos.
Um
abraço e até a próxima ,
Fernando
Fioravanti
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