Quem Somos

 O que é Vintage Guitar
 Sua guitar é Vintage?
 Termos e condições
 Fale Conosco
 Artigos
 Identifique esta
 Entrevistas
 Guitarra do mês
 Marcus Rampazzo
 Galeria
 Links

Gretsch 6119

A imagem ainda é clara. Nas primeiras cenas do filme Help! , enquanto os Beatles tocam a musica titulo, a câmera com um zoom, focaliza os dedos do George Harrison no momento em que ele executa o riff genial e inesquecível. Como aconteceu comigo, acho que muitos músicos e pessoas apaixonadas por música, foram fortemente influenciadas pelos Beatles , por George e sua Gretsch.
Apesar do foco desta coluna ser especificamente guitarras, acho que nesse momento cabe um parênteses e uma homenagem a um dos maiores músicos. A influencia de George Harrison na minha vida foi enorme, não só me despertando para a musica através dos Beatles , mas no gosto pela guitarra , na vontade em me dedicar ao instrumento , na maneira de tocar , no interesse pela cítara , alem de reforçar meu lado místico e de como vejo a vida.

Uma figura realmente ímpar, já que ninguém discute em termos de musica mundial sua gigantesca importância. Do mesmo jeito que George foi fundamental para a musica, a Gretsch foi fundamental para o som dos Beatles com seu som exclusivo e característico.Por tudo isso, escolhi para falar este mês , da tal guitarra da abertura do filme Help! que citei acima , ou seja a Gretsch 6119 , conhecida com Tennessean da linha Chet Atkins.Lançada em 1958 , essa guitarra era na verdade , a versão com 1 captador do modelo 6120, e com sua chegada, a serie Chet Atkins ficou completa junto com a 6120 , 6121, 6122. Quando surgiu a Tennessean tinha 16 polegadas de largura, uma escala de 24 ½ polegadas sem friso , o corpo era todo em maple com 2 ¾ polegadas de profundidade , o headstock também era sem friso , o escudo era de Lucite preto, a ponte era uma barra Bigsby em metal cromado com as cordas sendo presas à um vibrato também Bigsby modelo B-6 de alumínio.

O acabamento era um vermelho cereja o chamado "Cherry red" q era feito com anilina , o que causava freqüentemente um desbotamento para laranja.O captador utilizado era um FilterTron na posição da ponte.Em 1960, o vibrato Bigsby B-6, foi substituído pelo modelo Gretsch by Bigsby que possuía um V vazado.

Em 1961 a Tennessean ficou um pouco mais fina passando a ter 2 ¼ de profundidade. Mas isso logo mudaria de novo , pois em 1962, todos os modelos da Gretsch passaram a incorporar o então novo estilo "Electrotone Hollowbody " como era chamado e que apresentava os famosos F-holes falsos, tinham 2 polegadas de profundidade.

Esse formato permaneceu inalterado até que o modelo parou de ser fabricado no período sob controle da Baldwin nos anos 70.A Gretsch Tennessean era o único instrumento na fase do corpo Electrotone a apresentar o single cutaway e era radicalmente diferente do modelo predecessor de 59-61, apresentando as seguintes características:

- Acabamento em cor de cereja escuro,mas que normalmente desbotava para um tom de mogno
- Soleta sem friso
- Placa de metal com o nome na soleta a partir de 65
- Escala em rosewood com o neo classic inlay e friso de plástico branco
- A parte de trás não tem frisos
- As tarrachas eram Grover Sta Tite ou van Ghent
- 2 Captadores Hi lo Tron
- Botões com o G cortado por flecha
- Vibrato Gretsch by Bigsby com V vazado
- Ponte Bigsby
- Seletor para tone e seleção de captadores
- Seletor para modo "Stand by"
- Todas as partes de metal cromado
- Escudo em Lucite cinza com as inscrições "Chet Atkins Tennessean" e "Gretsch"
- Nunca teve abafadores
- Possuía o traste zero


Em 1972 começou a apresentar alterações feitas por Hagner e Kramer na fase Baldwin. Sua última versão em 1974 apareceu com muitas mudanças chamada de modelo 7655.
As características únicas e o incrível som, associados à imagem de George Harrison no filme Help fizeram da Tennessean o modelo mais vendido da consagrada série Chet Atkins.


É isso aí.........

Até a próxima pessoal

Fernando Fioravanti

 

<< voltar