Este
mês , vamos falar de uma guitarra , que nasceu para ser
uma revolução , ou no mínimo para tentar
recuperar as vendas, que começaram a cair depois que
o modelo Les Paul , sofreu modificações e passou
a ter um duplo Cutaway.
Pressionada
por revendedores e usuários , a Gibson precisava lançar
um novo modelo que atendesse os novos padrões da virada
dos anos 50 e 60 , ou seja com um visual e características
não tradicionais e ao mesmo tempo que não fosse
tão arrojado como os Flying V e Explorer , que foram
desenvolvidos para serem populares e acabaram tendo um certo
insucesso na época.
Assim nasceu a série Firebird em 1963. A principal característica
da série , era o braço que se prolongava através
do corpo em uma só peça de madeira e o formato
do corpo e headstock reversos .
O
modelo Firebird tinha uma serie de variações ,
nomeadas como I , III , V e VII. , com as seguintes características
cada um :
Firebird
I : 2 captadores mini-humbucking, botões de volume e
tone, ponte TPBR-8513 , sem tremolo ( que era opcional) , Escala
sem friso, Marcação de bolinha.
Firebird
III : 2 captadores mini-humbucking , 2 botões de volume
e 2 de tone, ponte TPBR-8513 , tremolo Vibrola , Escala com
friso, Marcação de bolinha.
Firebird
V : 2 captadores mini-humbucking, 2 botões de volume
e 2 de tone, ponte Tune-O-Matic , tremolo Vibrola Deluxe , Escala
com friso, Marcação perolada em formato trapézio.
Firebird
VII : 3 captadores mini-humbucking, 2 botões de volume
e 2 de tone, ponte Tune-O-Matic , tremolo Vibrola Deluxe , Escala
com friso, Marcação de madrepérola em formato
bloco e hardware em metal dourado.
Esses modelos só foram fabricados em 1963 e 1964 , pois
em 1965 a Firebird passou por modificações , e
o corpo ficou não reverso assim como a headstock e o
braço passou a ser colado entre outras coisas. Mas vamos
ficar este mês no modelo V de 1964. O corpo como disse,
era formado de um prolongamento do braço em um modelo
que os americanos chamam de "neck through body" ,
com pedaço de madeiras coladas nas laterais dando forma
ao corpo. Essas "peças"eram colados em encaixes
tipo "V" para maior área de contato, e eram
um pouco mais finas que a seção central como se
vê no diagrama ao lado. O braço que nos primeiros
modelos era feito de 2 peças de mogno , passou em 1964
a ser feito de 9 peças , sendo 4 bem finas , tipo sanduíche
e em 90 graus em relação a escala que era de jacarandá
da Bahia ( Braszilian Rosewood ) .
Tinha
frisos brancos e a marcação era de placas de plástico
perolizado em forma de trapézios. Em relação
a ponte , era usada o modelo Tune-O- Matic com o ABR-1 estampado
em baixo e o Vibrato era o Deluxe , que tinha o logotipo da
Gibson na cobertura. Os captadores eram do tipo Mini-humbucking,
as vezes chamados de "Tipo Epiphone" mas de estrutura
totalmente diferente , já que eram de AlnicoV. Possuíam
um som forte com muito agudo , pois tinha um refletor do lado
de baixo da bobina para reforçar o magneto e aumentar
o aguda , como pedia a Surf Music da época.
O
Headstock é um capitulo a parte , pelo design e tipo
de tarrachas usados ( o que causou a quebra de muitas guitarras
entre o headstock e o braço, pois dependendo da maneira
como se põe a guitarra no case as tarrachas forçam
o headstock para cima ). Essas eram feitas pela Kluson e eram
chamadas de tarrachas de banjo , apesar de serem diferentes
e próprias para guitarras.
Eram seladas e tinham uma proporção de engrenagem
de 1:12 , ou seja diferentes do banjo. Funciona também
de uma maneira muito mais complexa do que as tarrachas do tipo
Rotomatic e foram projetados inicialmente para serem usados
3 de cada lado do Headstock , pois internamente , 3 viram para
um lado e 3 para o outro ( inclusive vem impresso em baixo de
cada uma o T de treble e o B de bass.
No caso da Firebird , se usa 2 "jogos"de Treble por
causa do formato de seu Headstock. O modelo ilustrado aqui este
mês , é cortesia de nosso amigo e colaborador Chema
Rios , que o mantém em local de destaque em sua coleção.
Ele lembra ainda, que dessa Gibson Firebird de 1964 só
foram feitas 510 unidades. Uma ave rara.........
Um
abraço e até o próximo mês
Instrumentos
e Fotos, cortesia Chema Rios