Gibson
J-160 E
|
Gibson
J-160 E 1956 |
|
Vamos
ver este mês , um instrumento que, apesar de ser um violão,
possui características especiais ( além de ser elétrico
) que o colocam entre os violões e as guitarras. Trata-se
do Gibson J-160E , que foi lançado pela primeira vez em
1954 , como uma evolução do também violão
elétrico CF-100E que possuía cutaway e foi lançado
em 1951 , sendo o primeiro violão Gibson com captador.
Com a chegada do J-160E , o mercado do CF-100E rapidamente diminuiu
e o modelo parou de ser fabricado em 1959.
Como se pode ver nas fotos, ele possuía as características
principais dos outros violões Gibson , como o formato jumbo
arredondado ( round-shouldered dreadnought ) e o acabamento vintage
sunburst , além dos tradicionais formatos do headstock
e das marcações no braço que também
eram usados por outros instrumentos da marca.
|
Gibson
J-160 E 1957 |
|
Porém
apresentou também uma série de inovações
para a época, algumas delas só vistas nele .O tamanho
do corpo , que media 16 ¼ de largura , 20 ¾ de comprimento
e 4 7/8 de profundidade , o fundo e lateral em mogno maciço
eram idênticos aos irmãos J-45 , J-50
e SJ, mas aos invés do tradicional tampo em pinho maciço
( solid spruce) com X-braced , ele apresentava um tampo laminado
com tirantes laterais ( os primeiros saíram com tampo maciço
, mas possivelmente por motivos de microfonia , passaram a ser
fabricados com tampo laminado ) . Outra diferença marcante
, é a junção do braço no corpo do
violão no 15 traste , e não no 14 como seria de
se esperar, provavelmente , devido a colocação do
captador entre o final do braço e a boca do violão.
A
escala era padrão com 24 ¾ de comprimento o que
ocasionou o posicionamento da ponte , ligeiramente mais perto
da boca do que ocorre com o J-45 e com o SJ.Outra característica
importante é que o J-160E foi o primeiro violão
Gibson a ter ponte ajustável. Nos primeiros modelos isso
era feito através de 2 grandes botões fixados no
cavalete e que podiam ser girados, e assim , levantava-se e abaixava-se
a ponte. Logo depois, esse sistema foi revisto e os botões
retirados , porém a ponte continuava de cerâmica.
O captador era um P-90 com pólos ajustáveis , o
que gerava muito ruído , ainda mais quando comparado aos
captadores modernos, e era instalado de maneira que apenas uma
pequena parte dele e os pólos apareciam no tampo do violão
entre o braço e a boca . Já o jack ficava no lugar
tradicional , ou seja , na lateral perto do botões de tone
e volume.
|
Gibson
J-160 E 1967. Repare o duplo anel em torno da boca. |
|
O
acabamento sunburst era padrão , a maioria dos detalhes
seguia a linha Gibson e pouco mudou através dos anos. Apenas
o formato do escudo foi mudado algumas vezes através dos
anos, e os botões de tone e volume que também mudaram
acompanhando os que eram usados no restante da linha Gibson através
do tempo. A partir do final dos anos 60 começo dos 70 ,
algumas mudanças estruturais foram feitas , como o formato
do corpo que passou a ser um Dreadnought comum ( D) e o comprimento
da escala passou para 25 ½ , o que causou a perda das qualidades
tonais e o desinteresse do publico até parar de ser fabricado
em 1978 ( voltou nos anos 90 como reedição ).
Claro
, vocês já devem ter notado que ainda não
toquei no assunto , mas outro fato importante que envolve esse
violão , é a forte ligação e associação
de imagem dele com os Beatles. Mais Lennon e Harrison , mas também
McCartney ( em estúdio) usaram muito esse instrumento durante
toda a carreira , principalmente na primeira fase. Em todos os
primeiros discos, é dele o som principal que se ouve ,
e normalmente era usado plugado e microfonado ao mesmo tempo.
Era muito versátil , sendo usado em estúdio para
composição e arranjos e também em shows.
|
Gibson
J-160 E 1968, já com o formato D. |
|
Agora
um segredo dos Beatles descoberto pelo Marcus: Para usá-lo
plugado , não se pode usar cordas de violão , pois
claro , o captador magnético não pega
bem , alterando o timbre e o volume de som. Deve-se usar cordas
de guitarra sonomatic com o sol encapado !........ Bem , se você
procura pelo som de violão dos Beatles, a melhor maneira
de conseguí-lo , é de onde ele vem : J-160 E .
Um
abraço e até a próxima
Fernando
Fioravanti
fernando@vintageguitar.com.br
<<
voltar