Gretsch
Silver Jet 6129 ( Sparkle Top )
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1957
Silver Jet
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Como
vocês já devem ter percebido, sou um grande fã
das guitarras feitas pela Gretsch , não só pelo
som característico e inigualável , mas também
pelos recursos únicos utilizados nos instrumentos , como
o botão de volume master e o botão de Stand By para
citarmos apenas 2 na parte elétrica. Também no acabamento,
a Gretsch inovou agregando características nunca antes
usadas , como o grande "G" marcado à ferro ,
a placa de metal no headstock com o nome do modelo , a ferradura
em madrepérola etc , etc.
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Gretsch
Silver Jet 1961 (Vibrato Burns)
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Mas
nada se compara ao extraordinário modelo Silver Jet (6129)
com tampo de Sparkle ( purpurina prateada ) de que vamos falar
este mês. A Gretsch tinha na sua linha de produção
vários modelos de guitarra sólida no meio dos anos
50 , mas na verdade , todas eram variações de acabamento
do modelo Duo Jet lançado em 1953.
Em
1954 por exemplo , a Gretsch tinha 4 modelos oferecidos em seu
catálogo: A Duo Jet ( tampo em preto) , a Jet Fire Bird
( tampo em vermelho), Round up ( versão western ) e a Silver
Jet ( tampo de purpurina prateada ). Em 1955 veio se juntar à
família, a Chet Atkins solid body ( ver matéria)
.
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1962
Champagne Jet
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Nessa
época também, surgiu a raríssima White Penguim
, com pouquíssimas unidades produzidas e que nunca chegou
a aparecer em catálogos. Apesar da Silver Jet não
ser a guitarra mais rara, nem a mais popular da família
, na última década tem se valorizado muito no mercado
vintage , acompanhando uma tendência de busca por guitarras
com acabamentos e cores especiais ( basta ver a valorização
das Stratocaster Custom-color).
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Gretsch
Silver Jet 1962
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O
que mais chama a atenção na guitarra é o
tampo , como se pode ver nas fotos. Esse tampo foi uma grande
idéia da Gretsch que por ser uma importante e conceituada
marca de baterias, já usava esse material na lateral dos
ton-tons , surdos etc. O material nada mais era do que uma placa
de acrílico duro, revestida na parte de baixo com um tipo
de purpurina especial e depois moldada no tampo da guitarra ,
criando esse aspecto metálico-brilhante.
Em termos de construção , apesar da Gretsch chamar
a família Duo Jet de guitarras sólidas , na verdade
elas são semi-sólidas. Claramente na época
do seu lançamento, a Gretsch estava tentando concorrer
com a Fender Telecaster e com a Gibson Les Paul e assim, fez uma
guitarra com um pouco de cada (mais da Gibson com se pode ver
! ).
Da
Gibson , ela trouxe o braço colado e claro o formato do
corpo, porém com uma diferença importante: uma grande
parte do corpo internamente era oco para acomodar a parte eletrônica
e deixar a guitarra mais leve ( uma reclamação nas
Les Paul ) .
A
escala da Gretsch tinha 24 ½ " e 22 trastes enquanto
a Les Paul Standard tinha 24 ¾" . Na parte eletrônica
, algumas diferenças se faziam notar também , entre
elas o famoso e original botão de volume master, e somente
um controle de tom , enquanto a Gibson tinha um para cada captador.
Por falar em captador, a Silver Jet foi lançada usando
os single coil DeArmond , que eram conhecidos como Dynasonic e
tinham como característica o alto volume de saída
, além de um grave cheio e um agudo forte.
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Gretsch
Silver Jet - Detalhe
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Essas
especificações permaneceram assim até 1961/1962
quando toda a linha da Gretsch sofreu alterações,
e a família Duo Jet passou a ter duplo cutaway, preservando
o fundo e laterais em mogno , mas podendo-se ncontrar também
as partes de metal douradas.Também os captadores foram
mudados , porem estes a partir de 1958, migrando para os Humbucking
Filter'Tron.
Na
verdade a Gretsch começou a divulgar o modelo Filter'Tron
( de novo em resposta aos PAF da Gibson ) em 1959 , mas desde
o final de 57 já começavam a ser usados, o que claro
mudou o som da guitarra.
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Gretsch
Silver Jet ´57 Reedição
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Além
da Silver Jet ,a Gretsch também ofereceu ( em menor número)
outros acabamentos metálicos como o Gold , Champagne ,
Burgundy e Tangerine , muito embora pudesse ter usado qualquer
das outras inúmeras cores oferecidas nas baterias.Um último
aspecto que deve ser notado, é que a partir de 1962 , e
gradualmente, os modelos da Silver Jet passaram a ser fabricados
com o Burns Vibrato e não mais com o desejado Bigsby ou
o tradicional Cadillac Tailpiece sem vibrato com o G vazado como
o da foto.
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Brian
Setzer com sua Silver Jet 1957
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Também
a incrível Ponte Melita , foi sendo trocada pela ( outro
recurso único da Gretsch) Space Control.
Certamente as Gretsch Silver Jet, são guitarras extremamente
atraentes pelo visual exótico que a companhia quis dar,
visando um aumento de vendas. Como se isso fosse necessário
para uma guitarra que tem o som que ela tem....................
Um
abração a todos e até o mês que vem.
Fernando
Fioravanti
fernando@vintageguitar.com.br
Vintage Guitar
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