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Gretsch Silver Jet 6129 ( Sparkle Top )

1957 Silver Jet

Como vocês já devem ter percebido, sou um grande fã das guitarras feitas pela Gretsch , não só pelo som característico e inigualável , mas também pelos recursos únicos utilizados nos instrumentos , como o botão de volume master e o botão de Stand By para citarmos apenas 2 na parte elétrica. Também no acabamento, a Gretsch inovou agregando características nunca antes usadas , como o grande "G" marcado à ferro , a placa de metal no headstock com o nome do modelo , a ferradura em madrepérola etc , etc.

Gretsch Silver Jet 1961 (Vibrato Burns)

Mas nada se compara ao extraordinário modelo Silver Jet (6129) com tampo de Sparkle ( purpurina prateada ) de que vamos falar este mês. A Gretsch tinha na sua linha de produção vários modelos de guitarra sólida no meio dos anos 50 , mas na verdade , todas eram variações de acabamento do modelo Duo Jet lançado em 1953.

Em 1954 por exemplo , a Gretsch tinha 4 modelos oferecidos em seu catálogo: A Duo Jet ( tampo em preto) , a Jet Fire Bird ( tampo em vermelho), Round up ( versão western ) e a Silver Jet ( tampo de purpurina prateada ). Em 1955 veio se juntar à família, a Chet Atkins solid body ( ver matéria) .

1962 Champagne Jet

Nessa época também, surgiu a raríssima White Penguim , com pouquíssimas unidades produzidas e que nunca chegou a aparecer em catálogos. Apesar da Silver Jet não ser a guitarra mais rara, nem a mais popular da família , na última década tem se valorizado muito no mercado vintage , acompanhando uma tendência de busca por guitarras com acabamentos e cores especiais ( basta ver a valorização das Stratocaster Custom-color).

Gretsch Silver Jet 1962

O que mais chama a atenção na guitarra é o tampo , como se pode ver nas fotos. Esse tampo foi uma grande idéia da Gretsch que por ser uma importante e conceituada marca de baterias, já usava esse material na lateral dos ton-tons , surdos etc. O material nada mais era do que uma placa de acrílico duro, revestida na parte de baixo com um tipo de purpurina especial e depois moldada no tampo da guitarra , criando esse aspecto metálico-brilhante.
Em termos de construção , apesar da Gretsch chamar a família Duo Jet de guitarras sólidas , na verdade elas são semi-sólidas. Claramente na época do seu lançamento, a Gretsch estava tentando concorrer com a Fender Telecaster e com a Gibson Les Paul e assim, fez uma guitarra com um pouco de cada (mais da Gibson com se pode ver ! ).

Da Gibson , ela trouxe o braço colado e claro o formato do corpo, porém com uma diferença importante: uma grande parte do corpo internamente era oco para acomodar a parte eletrônica e deixar a guitarra mais leve ( uma reclamação nas Les Paul ) .

A escala da Gretsch tinha 24 ½ " e 22 trastes enquanto a Les Paul Standard tinha 24 ¾" . Na parte eletrônica , algumas diferenças se faziam notar também , entre elas o famoso e original botão de volume master, e somente um controle de tom , enquanto a Gibson tinha um para cada captador. Por falar em captador, a Silver Jet foi lançada usando os single coil DeArmond , que eram conhecidos como Dynasonic e tinham como característica o alto volume de saída , além de um grave cheio e um agudo forte.

Gretsch Silver Jet - Detalhe

Essas especificações permaneceram assim até 1961/1962 quando toda a linha da Gretsch sofreu alterações, e a família Duo Jet passou a ter duplo cutaway, preservando o fundo e laterais em mogno , mas podendo-se ncontrar também as partes de metal douradas.Também os captadores foram mudados , porem estes a partir de 1958, migrando para os Humbucking Filter'Tron.

Na verdade a Gretsch começou a divulgar o modelo Filter'Tron ( de novo em resposta aos PAF da Gibson ) em 1959 , mas desde o final de 57 já começavam a ser usados, o que claro mudou o som da guitarra.

Gretsch Silver Jet ´57 Reedição

Além da Silver Jet ,a Gretsch também ofereceu ( em menor número) outros acabamentos metálicos como o Gold , Champagne , Burgundy e Tangerine , muito embora pudesse ter usado qualquer das outras inúmeras cores oferecidas nas baterias.Um último aspecto que deve ser notado, é que a partir de 1962 , e gradualmente, os modelos da Silver Jet passaram a ser fabricados com o Burns Vibrato e não mais com o desejado Bigsby ou o tradicional Cadillac Tailpiece sem vibrato com o G vazado como o da foto.

Brian Setzer com sua Silver Jet 1957

Também a incrível Ponte Melita , foi sendo trocada pela ( outro recurso único da Gretsch) Space Control.

Certamente as Gretsch Silver Jet, são guitarras extremamente atraentes pelo visual exótico que a companhia quis dar, visando um aumento de vendas. Como se isso fosse necessário para uma guitarra que tem o som que ela tem....................

 

 

Um abração a todos e até o mês que vem.

Fernando Fioravanti
fernando@vintageguitar.com.br
Vintage Guita
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