MARTIN
000-28
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Martin
000-28 1930
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Este
mês, volto a falar de novo sobre violões. Escolhi
um instrumento que considero muito especial, cada vez mais procurado
e que se valoriza cada vez mais. Trata-se do Martin 000-28. Apesar
do modelo D ( Dreadnought) da Martin ainda ser o padrão
em popularidade no mundo graças ao seu grave extra e ao
seu volume , muitos músicos consideram o modelo 000 , que
é um pouco menor, mais bem balanceado e equilibrado em
relação as cordas graves e agudas. Em relação
ao padrão de acabamento, que leva em conta o tipo de madeira
e a ornamentação utilizada , o designado estilo
28, sempre foi, desde sua introdução em 1874, um
dos mais desejados.Talvez
essa soma de características seja o ponto de partida para
o sucesso deste instrumento.Por volta dos anos 30, o estilo 28
designava instrumentos com o corpo em rosewood, trabalho de marchetaria
em branco e preto em volta do soundhole (a boca do violão
) e o tampo em spruce maciço, com acabamento natural, apesar
do catalogo de 1935 oferecer , sob encomenda especial acabamento
do tampo em sunburst.
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Martin
000-28 1934
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A
escala era em ébano com trastes em níquel. O escudo
( pickguard) era de plástico imitando tartaruga, o que
era padrão para toda a linha Martin. Mas talvez a principal
característica do estilo 28 pre-war , ou seja anteriores
a 1945, é o reverenciado friso Herringbone.
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Detalhe
do Herringbone
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Lançado a partir do modelo 21 no inicio do século
passado, nada mais era do que uma tira de madeira em marchetaria
( pequenos pedaços de madeira fazendo um tipo de mosaico)
que era feita a mão na Alemanha e depois colada em toda
a borda do tampo como acabamento. Como existe uma adoração
por parte dos fãs dos violões Martin pelos instrumentos
fabricados , antes e durante a Segunda Grande Guerra, o termo
herringbone se tornou um termo quase místico. Assim os
modelos estilo 28 feitos antes de 1947 são normalmente
chamados de Herringbone, como acontece com as Les Paul de 1958,59
e 60 , que são chamadas de simplesmente de Sunburst.
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Martin
000-28 ECB Modelo Eric Clapton
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A Martin usou o padrão Herringbone em todos os estilo-28
até 1947 e a partir daí passou a usar um acabamento
mais simples de plástico preto e branco. Só retornou
a usar o Herringbone em 1976 em reedições. Quanto
a construção e ao tamanho do corpo , o 000 era o
terceiro em tamanho no catalogo de 1935 , maior que o 0 e o 00
e menor que o D ( dreadnought ).
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Martin
000-28 H Reedição do Modelo Herringbone
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O
modelo 000 apareceu pela primeira vez em 1902 e foi o maior Martin
até a introdução do modelo D ( oficialmente
a Martin lançou o tamanho D em 1931, apesar de já
ter construído dreadnought para a Oliver Ditson & Company
em 1917).Outra
característica importante nesses Martins, é o numero
de trastes livres , ou seja , até a junção
com o corpo.
Até
1934 , a maioria dos violões Martin tinham 12 trastes até
a junção, mas desde 1929, ja trabalhava nop projeto
do braço de 14 trastes a pedido de Perry Bechtel , que
tocava banjo e estava acostumado com a escala maior. O instrumento
projetado para Bechtel , era na verdade um 000-28 adaptado com
um braço de 14 trastes e que a Martin batizou de OM-28
, sendo OM de rchestra Model. Este modelo entrou em linha logo
a seguir , continuando o 000-28 com 12 trastes livres.
No final de 1933, a Martin parou de fazer o 000-28 com 12 trastes
e o OM-28, passou a ser designado como 000-28. A única
alteração , foi que a escala original de 25.4"da
serie OM , no 000 passou a ter 24.9". Entre 1934 e 1947 foram
produzidos 1.191 violões 000-28 herringbone. Atualmente
a Martin produz reedições desse modelo , inclusive
um com a assinatura de ninguém menos que Eric Clapton (000-28EC)
, que possui um modelo 000-42 (o padrão 42 é mais
ornamentado e possui acabamento em madre-pérola) e um 000-28,
e faz questão de afirmar que trata-se do melhor violão
que ele já tocou. Alguém discorda ?
Um
abraço e até a próxima
Fernando
Fioravanti
fernando@vintageguitar.com.br
Vintage Guitar
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