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NATIONAL
De todas as guitarras ressonadoras, nenhuma
é mais desejada que uma National Tri-Cone . Veja o por
quê aqui !
A
primeira vez que ouvi uma gravação com um instrumento
desta espécie foi em 71, quando comprei o disco Imagine,
de John Lennon. Ouvindo a faixa "Crippled Inside ",
percebi um som muito diferente de tudo o que eu havia escutado
até então. Por sorte, este LP vinha acompanhado
de um encarte com a ficha técnica de cada uma das faixas,
onde li pela primeira vez a palavra "Dobro" , designado
o instrumento tocado por George Harrison na referida faixa. Como
o disco era importado, por alguns instante pensei "Dobro?
Mas dobro de quê? Seria uma palavra em português?
".
Cheguei
até a pensar que se tratava de um erro gráfico.
Mas mesmo assim, comecei a pesquisar tudo que pudesse
se relacionar com instrumentos musicais até descobrir
que este instrumento era uma espécie de violão
amplifônico semelhante aos violões Dinâmicos
fabricados pela Del Vecchio no Brasil. Após muita
pesquisa, descobri que a idéia original pertencia
a John Dopyera. Estes instrumentos começaram a
ser fabricados nos EUA - primeiro na Califórnia
,depois Chicago- em 1927! Durante a década de 20
e na seguinte também - muitos construtores de instrumentos
atendiam ao apelo de músicos - que gostariam de
possuir instrumentos com mais volume e construção
com corpos maiores - ou mesmo iniciando experimentos com
amplificação. Mas plana estilosa ,portátil
e afetiva solução foi oferecida por vários
modelos de guitarras amplifônicas, conhecidas comumente
por "dobros". Este nome surgiu da apropriação
das sílabas iniciais da marca Dopyera brothers:
Do - Bro.
Essas guitarras - popularizadas em duas marcas, a Dobro
e a National (surgida quando John criou sua própria
companhia ) - tinham o seu princípio baseado em
um cone de alumínio localizado debaixo da ponte
do instrumento. Enquanto os dobros tinham o original Spider,
os National tinham um tipo de ponte apelidado de biscuil
,ambos capazes de aumentar grandiosamente o seu volume.
Abro um parêntese aqui para acrescentar que foi
difícil para mim (aliás para todos nós
músicos Brasileiros, naquela época , entender
do que se tratava e quais as diferenças entre National
e Dobro. Quando o meu amigo Mozart Mello esteve em meu
estúdio e viu alguns exemplos , logo me perguntou
:"Qual é a diferença entre eles ?Eu
nunca tinha visto esses instrumentos...".
Uma explicação, em síntese, pode
ser dada: comumente, os Dobros são feitos de madeira
(salvo algumas exceções) e os Nationals
são feitos de metal (National Steel Guitar). Além
do já citado cone de alumínio, estas guitarras
possuem um som distinto também pelo seu corpo de
metal.
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As
guitarras da chamada 'linha econômica 'da National
- como o Duolian e o Triolian , feitos de um metal
mais barato - tiveram um papel importante nas mãos
de músicos de blues. Ao passo que os construídos
com Germam Steel - como os Style O e os Tricone -
eram mais caros e decorados com motivos feitos com
jatos de areia (os Tricones tinham detalhes esculturais
gravados à mão - hand engraved - nos
modelos Style #2, #3 e #4 , enquanto o #1 não
possuía desenho algum ). No final dos anos
30, a National Co. também lançou alguns
modelos como o 35 e o 97 com motivos havaianos coloridos
, que infelizmente podem ser vistos somente em livros
especializados. Os Tricones eram construídos
com duas variações: com braço
quadrado (square neck) e com o braço arredondado
(round neck ou spanish version) . Enquanto os square
necks eram destinados ao estilo havaiano - podendo
ser usados como lap-steel - os round necks eram usados
como uma guitarra acústica tradicional para
inúmeras propostas. As primeiras National Guitars
foram feitas com três cones e três ressonadores
suspensos dentro do corpo. Este tipo é facilmente
identificado devido ao largo suporte (ou apoiador)
em forma de um T que protege a ponte de mesmo formato
que está sob o cover-plate (tampa de metal)
triangular parafusada no corpo do instrumento. Outro
detalhe marcante são os Diamond Holes, uma
espécie de grade que tornam estes instrumentos
inigualáveis tanto em sonoridade como em beleza.
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De acordo com o livro The History & Artistry of
National Resonator Guitars , as características
do instrumento ilustrado nesta matéria são:
- Marcações na escala em forma de dots
em pérola.
- As "rosas" gravadas a mão com design
chamado wild - rose.
- Braço integral nos modelos square neck ou
hawaian.
- Rosas adicionais no cover plate nos modelos dos
anos 1927-28.
- Escala em ébano
- Corpo construído com German Silver Steel
com duas linhas gravadas nas bordas
- Em alguns casos, a soleta apresenta um decalque
com o logotipo, outras com inlayed (marchetado)
- No caso das spanish necks , o braço era de
mogno em alguns modelos e maple nas estantes ( Triolian
e duonian)
- Decalque com logo National nos headstocks dos braços
arredondados.
Nos
dias de hoje, existe algumas cópias orientais
- como o Beltona - enquanto os primeiros modelos construídos
continuam difíceis de serem encontrados por
músicos e colecionadores.
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Um abraço e até a próxima!
Marcus
Rampazzo
FOTOS: Tatyana Alves
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