FENDER
STRATOCASTER 2ª FASE (59-65)
Nesta
edição vamos abordar a chamada 2ª fase da Fender
Stratocaster, que compreende os anos de 1959-1965.
Este
período, conhecido como Pré CBS com escala em Rosewood
(jacarandá), começou quando o braço original
- feito de uma única peça de maple - foi temporariamente
trocado pelo convencional, com duas peças (two pieces )
com a escala em Rosewood. Embora esta significativa mudança
tenha afetado a Strato, outro modelo da Fender - a Jazzmaster
- já era construído com a escala em Rosewood colada
no braço de Maple desde julho de 58, quando foi apresentada
na NAMM daquele ano. A Jazzmaster foi a primeira guitarra da Fender
a ter esta característica. O maior motivo para esta mudança
foi que Don Rondall e a divisão de Fender Sales Inc.(Departamento
de vendas ) queriam que um numero maior de músicos usassem
as Strato. Os distribuidores tinham diferentes opiniões
a respeito de conciliar as inovações do instrumento
com as diretrizes de marketing. Exemplo: os distribuidores diziam
"Todo mundo esta usando guitarras com braços em Rosewood.
Porque nós não podemos também ter uma? ".
Como a Jazzmaster já possuía esta característica
, decidiu-se que toda a força de venda seria direcionada
a ela, transformando- a numa top line que viria a conquistar uma
nova faixa de usuários . Outro motivo foi que, naquela
época, a Fender não possuía o acabamento
em polyester para o braço e a laca (nitrocelulose) no Maple
neck se desgastava muito rapidamente, deixando a madeira desprotegida.
Com isso, o suor e a sujeira penetravam na madeira clara, tornando-a
muito vulnerável e com um aspecto visual muito feio ( a
ponto de incomodar o próprio Leo Fender, que ficou espantado
ao ver, na TV ,um de seus modelos com a escala bem maltratada
e suja na mão de um musico ). Detalhe curioso: também
o case - que era feito de tweed - acabou sofrendo alterações
.
Como
ele sujava com facilidade, veio a ser substituído pelo
Brown Tolex e, logo em seguida, pelo White Tolex., até
que em 1964 apareceu a ultima variação , o Black
Case com o logo de metal. De julho de 1959 até novembro
de 1965, os apontamentos básicos da Stratocaster podem
ser sumarizados como:
1.Braço em duas peças com 21 trastes com a escala
feita em jacarandá (brazilian rosewood, a melhor madeira
em termos de ressonância) colocada sobre o maple.
2.Headstock pequeno (soleta no estilo original).
3.Logotipo Fender antigo (o famoso 'Spaghetti logo') que foi descontinuado
no outono de 1964, quando o novo logotipo de transição
foi introduzido.
4. Tarrachas Kluson banhadas a níquel, agora com os dizeres
Kluson de luxe em faixas separadas .
5. Quatro parafusos para a montagem do braço ligeiramente
diferentes dos usados nos modelos 1954 - um pouco mais compridos
e com rosca em todo o parafuso.
6.Ajuste do tensor Truss Rod no final do braço, como nos
modelos dos anos 54 até 59.
7. Bloco do vibrato igual aos modelos anteriores, separado da
base e feito em duas peças (uma sustentando os saddles
e o outro o inertia block ), fixado por três parafusos do
tipo phillips.
8. As selas de aço banhada a níquel com as estampas
Fender Pat. Pend.
9. Escudo feito em três partes (branco- preto -branco ),conhecido
como 'sandwich de plástico laminado', construído
porque os " single- layer" ficavam empenados em alguns
modelos. Nesta fase, passaram a ser usados onze parafusos - ao
invés dos oito- para fixar o escudo no corpo da Stratocaster
. Estes escudos com o tempo, ficaram com uma coloração
esverdeada, fazendo com que colecionadores fiquem sonhando com
o greendish pickguard.
10. Três pick- ups com bobinas single coils com os pólos
estagiados, isto é, com uma variação de altura
para que as cordas, principalmente D e G (Ré e Sol ), tivessem
o volume equilibrado quando comparado ás outras. Tudo isso
por causa do pick - up ser reto e a escala curvada em 7.25 em
raio.
11. O corte do corpo (o famoso Confort Contoured Body) bem mais
acentuado e com o relevo de trás mais curto.
12. O acabamento em nitro cellulose ( nos modelos pintados no
estilo sunburst ) teve o acréscimo do vermelho entre o
preto e o amarelo, o que as tornou Tri- Tone S/B. Lembram-se da
Fender do Stevie Ray Vaughan e a do Rory Gallagher?
Outro detalhe curioso: nestas guitarras, a cor preta lembra muito
mais um marrom escuro. Por isso, uma grande dica para quem for
comprar uma Fender vintage é verificar se a pintura é
original ou não. Após a confecção
do preto, era colocada uma camada de verniz clear, que com o passar
do tempo, ficava amarelado, dando assim este efeito tão
original. Nem mesmo os modelos feitos pela Fender hoje em dia
conseguem duplicar este acabamento primoroso, feito há
muitos anos atrás, tanto nas Two- Tone como nas Tri- Tone..
Estas são as principais características das Fender
Stratocasters do período 1959-1965. Agora, existem diferenças
entre a espessura da fatia de Rosewood usada nas primeiras- que
eram mais espessas - e foram apelidadas como slab board, devido
a grande quantidade de madeira. Isto durou até julho de
1962, quando a Fender decidiu optar por uma camada mais fina de
madeira.
Para mim e para os muitos aficcionados por estas maravilhas, as
Fenders Strato do período de 1954 são 'o dia' e
as do período 1959 em diante são 'a noite'.
Um
abraço a todos e até a próxima !
Marcus
Rampazzo
Vintage Guitar
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