Gibson
J-45 "The Workhorse "
O
Rock'n'Roll não teria sido o mesmo sem o J-45, não
só pela sonoridade escutada em palcos e em estúdios,
mas também pelas muitas musicas que ajudou a fazer , tudo
isso aliado a presença marcante do seu visual em várias
fotos e filmes.Trata-se de um instrumento, extremamente versátil,
muito bem construído e não muito caro, daí
ter sido apelidado de "Workhorse" , pois era utilizado
em todos os tipos de trabalho , desde estudos e composição
até em palco e nos estúdios , por quase todo tipo
de artistas , entre eles Doc Watson , John Hiatt , Donavan e claro
Buddy Holly , só para citar alguns .
O
J-45 foi lançado em 1942 como uma evolução
natural do J-35, e nessa primeira fase de 42 a 46, por causa da
guerra e da dificuldade de obter-se alguns materiais, o J-45 foi
oferecido com algumas variações em relação
ao projeto original, principalmente no acabamento. Também
nessa fase foi introduzido o logo em Silkscreen e o famoso banner
"Only a Gibson is good suficiente". Com o fim da guerra
e a volta da oferta de material, a Gibson voltou a oferecer a
partir de 47 o J-45 com as especificações originais
e aproveitou para lançar seu irmão gêmeo,
o J-50, cuja única diferença era o acabamento natural
ao invés de vintage sunburst.
Essa
fase, do final dos 40 ao inicio dos 60, foi a melhor do J-45,
quando foram produzidos os melhores instrumentos.O grande diferencial
do J-45 sempre foi o som rico , profundo e quente , devido em
parte ao X-brace alongado , com um ângulo de 102º nos
40 evoluindo para 98º no final dos 50, e, em grande parte
a sua construção com os lados e fundo em mogno maciço
, o que junto com a construção primorosa , proporcionava
um som muito bem balanceado e com uma resposta flat nas freqüências
altas.
Em termos de dimensões tínhamos:
Lower
Bout : 16 1/8'
Waist 10 9/16'
Front Bout 11 5/8'
Rear side depth 4 7/8'
Front side depth 3 27/32'
Nut width 1 ¾'
Com
algumas pequenas alterações o J-45 seguiu assim
até 68 , quando passou a ter o formato square shoulder
, como em quase todos os outros violões Gibson , o que
acabou o descaracterizando. Só em 84 em comemoração
aos 90th aniversario da Gibson , voltou-se a oferece-lo com o
formato Slope Shoulder .
Outro problema enfrentado pelo J-45 , foi a mudança da
fábrica , no meio dos anos 60, de Kalamazoo para Nashville
, ocasionando sérios problemas de climatação
e conservação das madeiras, o que afetou muitos
modelos , prejudicando demais a qualidade dos instrumentos. Apenas
em 91 com a nova fábrica em Bozeman, Montana, a Gibson
passou a oferecer de novo o J-45 com a máxima qualidade
sonora e de construção.
Em Montana todos os detalhes foram estudados, de modo que fosse
produzido novamente com todas as características dos modelos
mais famosos dos anos 50. Os novos J-45 reeditados em Montana
conseguem captar o special feeling e a personalidade dos originais.
O Rock 'n'Roll agradece.
Um
abraço e até a próxima
Fernando
Fioravanti
<<
voltar