DANELECTRO/SILVERTONE
ESTE
MÊS MARCUS RAMPAZZO VAI MOSTRAR QUE, ÁS VEZES, UM
INSTRUMENTO BARATO PODE SER CONSIDERADO UM CLÁSSICO.
Não
existem dúvidas de que Nathan Daniel (1912-1994 ) foi um
dos grandes inovadores no mercado de instrumentos musicais dos
anos 50 e 60 nos Estados Unidos. Embora a sua Danelectro Company
fosse reconhecida por fazer instrumentos relativamente baratos
para estudantes, Mr. Daniel jamais poderá ser considerado
um mero copiador dos instrumentos "melhores" ou "
mais caro " , de outros fabricantes. Entre outras coisas,
Nathan Daniel foi o pioneiro na introdução de um
amplificador com trêmolo, primeiro no baixo elétrico
de seis cordas (Long Horn 1959), depois na guitarra elétrica
de 12 cordas (Bellzouki 1961), e na citara elétrica (Coral
Sitar 1967, vide matéria na COVER GUITARRA 31).O grande
trunfo comercial de Daniel era que a Danelectro Company tinha
um contrato de fornecimento e distribuição dos seus
produtos pela Sears & Roebuck, o que possibilitava ao musico
encontrar os instrumentos em grandes magazines. Os instrumentos
eram vendidos com a marca Silvertone, embora isso não significasse
que todas as guitarras Silvertone eram feitas pela Danelectro
( alguns modelos da Silvertone, principalmente as hollowbodys,
eram feitas pela Kay).
Os
dois modelos mais populares sob a marca Silvertone apresentava
uma inovação .. O estojo já vinha com amplificador
todo valvulado , alto falante Jensen de 8 polegadas, vibrato e
entrada para microfone e instrumento... Tudo embutido! As guitarras,
baixos e amplificadores Danelectro eram relativamente baratos
quando novos e também altamente funcionais. Milhares de
guitarras iniciantes começaram a tocar estes instrumentos
nos anos 50 e 60, dentre eles o próprio Hendrix!
Aspecto
Interno da Eletônica
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O mais curioso de tudo é que muitos deles continuaram a
usá-los, não porque tinha os preços mais
acessíveis, mais porque realmente gostavam deles. Como
exemplo, posso citar Jimmy Page (que usava os modelos 3021, com
dois captadores), George Harrison, Tom Petty Bob Dylan, Joe Perry,
Arlen Roth, e no Brasil André Christovam, que, provavelmente,
foi o primeiro a usá-las por aqui. O que me deixava curioso
era descobrir o que eles viam de tão especial nestas guitarras
de aparência tão estranha, que á primeira
vista pareciam mais um brinquedo do que uma guitarra convencional...
Vocês querem saber a resposta?
1)
As guitarras possuem um timbre único na
hora de se tocar slide, por causa do seu "nut"
de alumínio, da escala flat e dos originais
captadores lipstick (batom), onde realmente eram
usadas tampas de batom (compradas em uma fábrica
de cosméticos)!!!
2) Seguindo o principio de Nathan Daniel - que
dizia que as guitarras tinham de ser populares
- forçosamente eram utilizados materiais
baratos em sua construção, exceto
na parte eletrônica, que era blindada com
folhas de latão e potenciômetros
CTS (o que reduzia quando ligado e não
tocado).
Vista
do corpo do instrumento
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3) Corpo em Masonite (conhecido no Brasil como
Eucatex) com reforço interno de Poplar
4) Braço com escala em rosewood com o tensor
fixo ( o que faz com que o instrumento, acreditem,
nunca empene);
5) Acabamento lateral feito com papel de parede
branco (lavável).
6)
Tarrachas Kluson (series U -1 e U-2), depois feitas
pela própria Danelectro e que deixavam
a desejar.
Parte
Eletrônica Blindada
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7)
Knobs duplos, que regulavam o volume e a tonalidade
de cada captador (isso logo depois foi copiado
pela Fender nos contrabaixos Jazz Bass em 1960).
Os modelos presentes nas fotos desta matéria
(preta=U2; preta com escudo branco=3011; clara=U1)mostram
que instrumentos baratos podem se tornar objetos
de desejo por parte dos amantes vintage.
Repare
nos Knobs Duplos
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Basta
que tenham sido feitas de modo a proporcionar
algo raro nos instrumentos modernos : personalidade
!
Um
abraço
Marcus
Rampazzo
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