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GRESTCH CHET ATKINS 6122 (1964/65)

Nesta edição vamos falar a respeito de um dos mais cobiçados tesouros de todos os tempos: a guitarra imortalizada por George Harrison !!!

Minha paixão por guitarra teve inicio por volta de 1965, quando vi pela primeira vez um álbum de figurinhas dos Beatles, que um amigo levou na escola. Foi quando pude ver cada detalhe das guitarras que eles usavam e notei que, a que mais se destacava era a Country Gentleman (por coincidência, o guitarrista Brian Setzer, do Stray Cats, também foi influenciado por guitarras Gretsch da mesma maneira que eu. Ele conta que tudo começou quando, adolescente, viu um pôster dos Beatles onde Harrison estava tocando com uma delas).
Acredito que como ele e eu, muitas pessoas que viveram aquela época chegaram a sonhar com uma guitarra como aquela da foto , ancorada aqui por outra grande paixão: o amplificador Vox AC - 30 , que abordarei com detalhes em uma edição futura. Cheguei a sonhar com uma preciosidade destas por anos até que, quando eu e mais três amigos resolvemos montar o espetáculo Beatles 4 Ever , fomos obrigados a adquirir todas as guitarras que os Beatles tinham utilizado.
Demorei uns dez anos até conseguir uma com todos os detalhes, já que no decorrer de sua produção foram lançadas várias versões com muitas mudanças. Entre essas mudanças as mais importantes foram as do captador da frente ( Rhythm Pick - Up) , que foi trocado por um outro (Super Filter - Tron II) que , ao invés de uma dupla fileira de parafusos , possuía duas barras fixas - também chamadas de lâminas - que ficavam no sentido transversal às cordas. Este captador não possuía o ajuste de altura porque esta lâmina, próxima ao final da escala, era fixa - o que, em alguns casos, fazia com que a 1ª e a 6ª cordas esbarrassem ali, provocando ruídos. Sem falar que esta mudança deixou a sonoridade do instrumento muito grave (quando usado em combinação com o captador da ponte, o resultado não é muito satisfatório).


Um outro detalhe, é que foi tirado o sistema de duplo abafador (Double Mufflers), que possibilitava ao músico optar por abafar os bordões ou as primas e vice - versa. Ele era acionado (ou levantado) por meio de duas pequenas alavancas, colocadas uma de cada lado do bojo ( na maioria das fotos existentes de Harrison tocando com essa guitarra , é difícil visualizar o abafador superior , pois o braço dele sempre encobria o pequeno botão).
Desafortunadamente, as tarrachas Grover Imperial (também conhecidas como Stairstep Buttons ) foram substituídas por um modelo chamado Kidney Shaped Buttons , de um estilo mais comum e sem graça ; que tirou todo o requinte da guitarra. A combinação anterior, chamada Dark Walnut , vinha com peças banhadas a ouro 24 quilates (!). Para um colecionador aficcionado, esses detalhes são muito importantes, pois chegam a elevar o preço do instrumento em 50%.


As principais características de uma guitarra Gretsch da linha Chet Atkins são:
- Alavanca Bigsby dourada nos modelos Country Gentleman.
- Número de série gravado numa pequena plaqueta fixada no headstock , com a inscrição "Chet Atkins Model ".
- Sem a inscrição "Made in USA "atrás da soleta.
- Botão de Master Volume bem próximo do cutway inferior, possibilitando fazer o swell da música "Yes It Is", por exemplo.
Controle de volume individual para cada captador onde se pode combinar variações timbrísticas no momento em que a chave seletora estiver ligando ambos os captadores, coisa que não ocorre com as Gibson 335 ou com as Les Paul.
- A maneira como é acionada a tonalidade nestas guitarras é através da segunda chave (switch) que tem prontos pré sets de ajuste de tonalidades, variando de 40 a 60% nos pick - ups.
- A tradicional marcação da escala feita em Thumb Prints, detalhe exclusivo da linha Chet Atkins.

Esta guitarra que é chamada pela própria fábrica de Electrotone Hollow Body, ou seja, uma guitarra semi acústica que difere na sua construção , tem diversos detalhes curiosos e , principalmente , luxuosos . Entre ele, o Paddedback, uma almofada instalada nas costas do instrumento, que evitava riscos no acabamento, além de 'esconder' o acesso à tampa da parte elétrica. Ao lado dos potenciômetros de volume e próxima ao ultimo knob há uma outra pequena chave seletora, que coloca a guitarra em stand by.
Bom, agora só nos resta admirar o som deste instrumento, usado muito pelos Beatles e por Brian Setzer (Stray Cats), embora o modelo usado por Setzer seja uma 6120, que possui a mesma configuração eletrônica do Country Gentleman (infelizmente, acabei comprando mais duas Country Gentleman até obter esta guitarra, sendo que uma delas possui o Super Filter - Tron II na frente, ou seja, o neck pick up) e é também um dos modelos estilizados por Chet Atkins, lançada em meado de 1954 com single cutway e com os "F" abertos no instrumento (em alguns modelos, eles eram tampados com uma espécie de resina para evitar um feed back indesejado) .


Finalmente em 62, lançaram este modelo com o Double Cutway com os "F" falsos em preto (pintados em silkscreen) , com efeito meramente decorativo . Este tipo de guitarra é predestinado para o estilo country, mas George Harrison a usou no rock and roll, como na introdução de "Roll Over Beetoven". Nem preciso dizer que esta guitarra foi eternizado pelo ex-Beatle , pois os inventários de lojas especializadas em instrumentos vintage se referem a este modelo como G.H. Model (recomendo aos aficcionados o livro Gretsch Guitars , escrito por Jay Scott). Para vocês terem uma idéia, na semana em que os Beatles apareceram no programa de TV Ed Sullivan Show, a procura por esta guitarra foi tamanha que, segundo o próprio George Harrison, 20.000 (!!!) guitarras tiveram que ser fabricadas em apenas uma semana (!!!). E isso apesar do próprio Harrison afirmar que nunca foi endorser da Gretsch nem de outra companhia, já que os Beatles preferiam ser liberados para escolher seus instrumentos.

Marcus Rampazzo
Fotos: Tatyana Alves
Guitarra: Cortesia do Vintage Guitar

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