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Gibson J-160 E

Gibson J-160 E 1956

Vamos ver este mês , um instrumento que, apesar de ser um violão, possui características especiais ( além de ser elétrico ) que o colocam entre os violões e as guitarras. Trata-se do Gibson J-160E , que foi lançado pela primeira vez em 1954 , como uma evolução do também violão elétrico CF-100E que possuía cutaway e foi lançado em 1951 , sendo o primeiro violão Gibson com captador. Com a chegada do J-160E , o mercado do CF-100E rapidamente diminuiu e o modelo parou de ser fabricado em 1959.

Como se pode ver nas fotos, ele possuía as características principais dos outros violões Gibson , como o formato jumbo arredondado ( round-shouldered dreadnought ) e o acabamento vintage sunburst , além dos tradicionais formatos do headstock e das marcações no braço que também eram usados por outros instrumentos da marca.

Gibson J-160 E 1957

Porém apresentou também uma série de inovações para a época, algumas delas só vistas nele .O tamanho do corpo , que media 16 ¼ de largura , 20 ¾ de comprimento e 4 7/8 de profundidade , o fundo e lateral em mogno maciço eram idênticos aos “irmãos” J-45 , J-50 e SJ, mas aos invés do tradicional tampo em pinho maciço ( solid spruce) com X-braced , ele apresentava um tampo laminado com tirantes laterais ( os primeiros saíram com tampo maciço , mas possivelmente por motivos de microfonia , passaram a ser fabricados com tampo laminado ) . Outra diferença marcante , é a junção do braço no corpo do violão no 15 traste , e não no 14 como seria de se esperar, provavelmente , devido a colocação do captador entre o final do braço e a boca do violão.

A escala era padrão com 24 ¾ de comprimento o que ocasionou o posicionamento da ponte , ligeiramente mais perto da boca do que ocorre com o J-45 e com o SJ.Outra característica importante é que o J-160E foi o primeiro violão Gibson a ter ponte ajustável. Nos primeiros modelos isso era feito através de 2 grandes botões fixados no cavalete e que podiam ser girados, e assim , levantava-se e abaixava-se a ponte. Logo depois, esse sistema foi revisto e os botões retirados , porém a ponte continuava de cerâmica. O captador era um P-90 com pólos ajustáveis , o que gerava muito ruído , ainda mais quando comparado aos captadores modernos, e era instalado de maneira que apenas uma pequena parte dele e os pólos apareciam no tampo do violão entre o braço e a boca . Já o jack ficava no lugar tradicional , ou seja , na lateral perto do botões de tone e volume.

Gibson J-160 E 1967. Repare o duplo anel em torno da boca.

O acabamento sunburst era padrão , a maioria dos detalhes seguia a linha Gibson e pouco mudou através dos anos. Apenas o formato do escudo foi mudado algumas vezes através dos anos, e os botões de tone e volume que também mudaram acompanhando os que eram usados no restante da linha Gibson através do tempo. A partir do final dos anos 60 começo dos 70 , algumas mudanças estruturais foram feitas , como o formato do corpo que passou a ser um Dreadnought comum ( D) e o comprimento da escala passou para 25 ½ , o que causou a perda das qualidades tonais e o desinteresse do publico até parar de ser fabricado em 1978 ( voltou nos anos 90 como reedição ).

Claro , vocês já devem ter notado que ainda não toquei no assunto , mas outro fato importante que envolve esse violão , é a forte ligação e associação de imagem dele com os Beatles. Mais Lennon e Harrison , mas também McCartney ( em estúdio) usaram muito esse instrumento durante toda a carreira , principalmente na primeira fase. Em todos os primeiros discos, é dele o som principal que se ouve , e normalmente era usado plugado e microfonado ao mesmo tempo. Era muito versátil , sendo usado em estúdio para composição e arranjos e também em shows.

Gibson J-160 E 1968, já com o formato D.

Agora um segredo dos Beatles descoberto pelo Marcus: Para usá-lo plugado , não se pode usar cordas de violão , pois claro , o captador magnético não “pega” bem , alterando o timbre e o volume de som. Deve-se usar cordas de guitarra sonomatic com o sol encapado !........ Bem , se você procura pelo som de violão dos Beatles, a melhor maneira de conseguí-lo , é de onde ele vem : J-160 E .

Um abraço e até a próxima

Fernando Fioravanti
fernando@vintageguitar.com.br


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