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Gibson ES-250

Gibson ES-250 1939

Imagine uma guitarra Gibson . Imagine agora, que ela era topo de linha com detalhes e acabamento impecáveis. Foi usada e imortalizada por um dos maiores guitarristas da história. E que desse modelo , só foram feitas 70 unidades!!! Será que existe alguma coisa mais rara ? Até pode existir , mas com esse apelo !!??.

Este mês vamos falar da Gibson ES-250 , a famosa guitarra utilizada a partir de 1939 por Charlie Christian. Só para situar caso exista algum distraído por aí , Charlie Christian pode não ter sido o primeiro a se aventurar na descoberta do instrumento que estava nascendo, nem o primeiro a se dedicar a ele, mas certamente definiu o jeito que melhor se podia tocar guitarra desde então. Suas linhas de solo e apurada técnica são copiadas até hoje , não só por guitarristas de jazz , mas de estilos dos mais variados e até por outros instrumentistas como Louis Armstrong e Charlie Parker.Podemos considerá-lo sem medo de errar , como a ponte entre o Swing e o Bebop , a fase áurea do jazz.

Charlie Christian com sua primeira ES-250 na capa da Guitar Player

Em 1937 Charlie usava uma das primeiras ES-150 produzias. Aqui vale a pena lembrar , que a ES-150 apareceu pela primeira vez no catálogo da Gibson em 1936 e foi talvez a primeira guitarra elétrica ( como se conhece hoje) a ser produzida em escala. Foi a primeira a utilizar a denominação ES ( Eletric Spanish ) justamente para diferenciar o padrão espanhol do padrão das guitarras havaianas que eram feitas na época. A ES-150 utilizava um captador projetado por Walt Fuller e que viria a ser conhecido como Charlie Christian graças a associação da imagem do guitarrista com as ES-150 e ES-250 que utilizavam o mesmo captador como veremos.

 

Charlie Christian com a ES-250 Blond

Mas vamos a ES-250, que era na verdade uma evolução da ES-150 lançada em 1939 e que custava US$ 150,00 ( na época bastante dinheiro).Ela vinha equipada com a mais recente versão do captador ( como disse conhecido como Charlie Christian) na posição do braço e com alguns detalhes de acabamento muito especiais, mostrando a intenção da Gibson em fazer um instrumento topo de linha.

Durante sua curta vida , a ES-250 foi produzida em 2 versões : A primeira produzida de 1939 ao começo de 1940 tinha as seguintes características: O corpo tinha 17 polegadas de largura feito em maple com o tampo escavado em spruce. Não tinha cutaway e os f-holes não tinham frisos.O braço tinha 25 ½ “ em maple com mogno e 20 trastes no total. Um dos grandes diferenciais era justamente a marcação do braço , que ficou conhecido como “Open Book”inlay. ( uma encrustação em madre-pérola que parecia um livro aberto). O acabamento era sunburst ,a ponte em rosewood , tarrachas Kluson ou Grover Imperial.

Captador da ES-250 conhecido como "Charlie Christian"

Para finalizar outros 2 detalhes : o jack era na base do tailpiece e o headstock tinha o formato de degraus na lateral ! ( alguns J-100 também tinham esse diferencial) . Incrível. Já a segunda variante , feita a partir do começo de 1940, não apresentava esses degraus, os f-holes eram maiores, os inlays foram mudados ( saíram os open books e entraram outras variações , nitidamente experiências com características Art-Deco).

 

As duas versões da ES-250. A Sunburst atras e a Blond na frente.

A mais importante inovação foi a introdução do acabamento blond em substituição ao sunburst , porém essa substituição foi gradual chegando a coexistirem. No final de 1940 a ES-250 foi substituída pelo modelo ES-300 e assim as últimas ES-250 saíram de fabrica bem no começo de 1941 , ou seja, só foram fabricadas do fim de 1939 ao começo de 1941, e assim mesmo só 70 unidades ( 8 em 1939 , 58 em 1940 e 4 em 1941) , o que a torna extremamente rara. Muito rara e de importancia histórica para a musíca e para o instrumento em si inigualáveis.

Um abraço a todos
Fernando Fioravanti
fernando@vintageguitar.com.br
Vintage Guitar Brasil


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