Quem Somos

 O que é Vintage Guitar
 Sua guitar é Vintage?
 Termos e condições
 Fale Conosco
 Artigos
 Identifique esta
 Entrevistas
 Guitarra do mês
 Marcus Rampazzo
 Galeria
 Links

NATIONAL

De todas as guitarras ressonadoras, nenhuma é mais desejada que uma National Tri-Cone . Veja o por quê aqui !

A primeira vez que ouvi uma gravação com um instrumento desta espécie foi em 71, quando comprei o disco Imagine, de John Lennon. Ouvindo a faixa "Crippled Inside ", percebi um som muito diferente de tudo o que eu havia escutado até então. Por sorte, este LP vinha acompanhado de um encarte com a ficha técnica de cada uma das faixas, onde li pela primeira vez a palavra "Dobro" , designado o instrumento tocado por George Harrison na referida faixa. Como o disco era importado, por alguns instante pensei "Dobro? Mas dobro de quê? Seria uma palavra em português? ".


Cheguei até a pensar que se tratava de um erro gráfico. Mas mesmo assim, comecei a pesquisar tudo que pudesse se relacionar com instrumentos musicais até descobrir que este instrumento era uma espécie de violão amplifônico semelhante aos violões Dinâmicos fabricados pela Del Vecchio no Brasil. Após muita pesquisa, descobri que a idéia original pertencia a John Dopyera. Estes instrumentos começaram a ser fabricados nos EUA - primeiro na Califórnia ,depois Chicago- em 1927! Durante a década de 20 e na seguinte também - muitos construtores de instrumentos atendiam ao apelo de músicos - que gostariam de possuir instrumentos com mais volume e construção com corpos maiores - ou mesmo iniciando experimentos com amplificação. Mas plana estilosa ,portátil e afetiva solução foi oferecida por vários modelos de guitarras amplifônicas, conhecidas comumente por "dobros". Este nome surgiu da apropriação das sílabas iniciais da marca Dopyera brothers: Do - Bro.
Essas guitarras - popularizadas em duas marcas, a Dobro e a National (surgida quando John criou sua própria companhia ) - tinham o seu princípio baseado em um cone de alumínio localizado debaixo da ponte do instrumento. Enquanto os dobros tinham o original Spider, os National tinham um tipo de ponte apelidado de biscuil ,ambos capazes de aumentar grandiosamente o seu volume. Abro um parêntese aqui para acrescentar que foi difícil para mim (aliás para todos nós músicos Brasileiros, naquela época , entender do que se tratava e quais as diferenças entre National e Dobro. Quando o meu amigo Mozart Mello esteve em meu estúdio e viu alguns exemplos , logo me perguntou :"Qual é a diferença entre eles ?Eu nunca tinha visto esses instrumentos...".
Uma explicação, em síntese, pode ser dada: comumente, os Dobros são feitos de madeira (salvo algumas exceções) e os Nationals são feitos de metal (National Steel Guitar). Além do já citado cone de alumínio, estas guitarras possuem um som distinto também pelo seu corpo de metal.

As guitarras da chamada 'linha econômica 'da National - como o Duolian e o Triolian , feitos de um metal mais barato - tiveram um papel importante nas mãos de músicos de blues. Ao passo que os construídos com Germam Steel - como os Style O e os Tricone - eram mais caros e decorados com motivos feitos com jatos de areia (os Tricones tinham detalhes esculturais gravados à mão - hand engraved - nos modelos Style #2, #3 e #4 , enquanto o #1 não possuía desenho algum ). No final dos anos 30, a National Co. também lançou alguns modelos como o 35 e o 97 com motivos havaianos coloridos , que infelizmente podem ser vistos somente em livros especializados. Os Tricones eram construídos com duas variações: com braço quadrado (square neck) e com o braço arredondado (round neck ou spanish version) . Enquanto os square necks eram destinados ao estilo havaiano - podendo ser usados como lap-steel - os round necks eram usados como uma guitarra acústica tradicional para inúmeras propostas. As primeiras National Guitars foram feitas com três cones e três ressonadores suspensos dentro do corpo. Este tipo é facilmente identificado devido ao largo suporte (ou apoiador) em forma de um T que protege a ponte de mesmo formato que está sob o cover-plate (tampa de metal) triangular parafusada no corpo do instrumento. Outro detalhe marcante são os Diamond Holes, uma espécie de grade que tornam estes instrumentos inigualáveis tanto em sonoridade como em beleza.


De acordo com o livro The History & Artistry of National Resonator Guitars , as características do instrumento ilustrado nesta matéria são:

- Marcações na escala em forma de dots em pérola.
- As "rosas" gravadas a mão com design chamado wild - rose.
- Braço integral nos modelos square neck ou hawaian.
- Rosas adicionais no cover plate nos modelos dos anos 1927-28.
- Escala em ébano
- Corpo construído com German Silver Steel com duas linhas gravadas nas bordas
- Em alguns casos, a soleta apresenta um decalque com o logotipo, outras com inlayed (marchetado)
- No caso das spanish necks , o braço era de mogno em alguns modelos e maple nas estantes ( Triolian e duonian)
- Decalque com logo National nos headstocks dos braços arredondados.

Nos dias de hoje, existe algumas cópias orientais - como o Beltona - enquanto os primeiros modelos construídos continuam difíceis de serem encontrados por músicos e colecionadores.


Um abraço e até a próxima!

Marcus Rampazzo

FOTOS: Tatyana Alves

<< voltar