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Gibson ES-295

No mês passado escrevi sobre como a Gretsch criou a linha Chet Atkins, e como surgiu assim o famoso modelo 6120. Este mês vamos analisar a única guitarra que acho que pode ser comparada com a 6120 quando se fala em rockabilly , a Gibson ES-295. Claro essa comparação não é em termos de som, já que são instrumentos distintos, e que usam captadores completamente diferentes, mas sim em termos de apelo e características. Cada uma com seu som e seu estilo , foram guitarras importantes para esse tipo de musica. A Gibson ES-295 surgiu em 1952, um ano particularmente importante para a Gibson , já que foi nesse ano tambem que foi lançada a primeira guitarra sólida da marca, a hoje famosa e clássica Gibson Les Paul. A ES-295 nada mais era do que uma "irmã" semi-acústica da nova Les Paul, pelo menos do que diz respeito ao acabamento dourado ( gold top) .

Exatamente esse acabamento, todo em um dourado brilhante metálico, era a grande novidade da Gibson ( apesar das Les Paul na grande maioria terem só o tampo dourado) porém , infelizmente não eram muito resistente, e se houvesse um pequeno risco, deixaria exposto o bronze usado na formula e em contato com o ar e o sal do suor do guitarrista , acabaria se tornando esverdeado.As ES-295 eram feitas de maple laminado e de especificações idênticas as ES-175 , inclusive com o braço em uma peça de mogno e escala em Jacarandá( rosewood) ornamentada com aplicações em madre perola no formato de duplo paralelogramo. Também como nas ES-175 , as ES-295 usavam 2 captadores P-90, só que neste caso com a cobertura em creme ao invés do tradicional preto. Agora, o que realmente chama a atenção num primeiro instante , é o escudo, que é único e totalmente diferente de qualquer outro modelo. Normalmente os escudos eram, ou de plástico imitando tartaruga ou em camadas de plástico preto-branco-preto. No caso de ES-295 era um escudo em plástico transparente pintado ( ou as vez em silkscreen) na parte inferior com um desenho floral, coberto com uma camada de tinta creme ( muito similar ao acabamento que a Gretsch costumava usar ! , coincidência ?) .

O hardware era todo dourado com tarraxas Kluson com botões de plástico âmbar , bem como todo o friso da guitarra. Como nas "irmãs" Les Paul , as cordas eram presas em uma ponte em forma de trapézio , mas nesse caso passando por cima da ponte ( inclusive em algumas das primeiras ES-295 , pode-se ler gravado na parte de baixo da ponte "Les Paul "). Infelizmente a ES-295 nunca decolou nas vendas e teve ma vida breve , sendo fabricada somente entre 1952 e 1958 sempre com as mesmas especificações ( apenas passando de 19 para 20 trastes em 1955).O pico de produção foi em 1953 com 1.770 unidades produzidas, e teve sua grande notoriedade graças a sua utilização por Scotty Moore nas lendárias sessões da Sun com Elvis Presley em Menphis. Hoje em dia é uma guitarra de uso restrito , já que é difícil mantê-la afinada e com a entonação ajustada com esse tipo de ponte e pela fragilidade do acabamento.De qualquer maneira uma grande guitarra , muito procurada pelos colecionadores , não só pelo seu charme e coloração , mas por ser uma guitarra única dentro da linha da Gibson.

É isso aí, pessoal,

Fernando Fioravanti
Vintage Guitar

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